Entre espaços e tempos: a educação física no Colégio Estadual do Espírito Santo (1943-1957)

  • Grasiela Martins Lopes Poleze Mestre em Educação Física, Professora da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU/ES), membro Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (Proteoria).
  • Amarílio Ferreira Neto Doutor em Educação, Professor Associado IV, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), membro do Proteoria.
  • André da Silva Mello Doutor em Educação, Professor Associado IV, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), membro do Proteoria.
  • Wagner dos Santos Doutor em Educação, Professor Adjunto II, Ufes/Cefd, membro do Proteoria.
  • Omar Schneider Doutor em Educação, Professor Adjunto IV, Ufes/Cefd, membro do Proteoria.
Palavras-chave: Educação física, Colégio Estadual do Espírito Santo, escolarização.

Resumo

Neste artigo, analisa-se a história da Educação Física entre as décadas de 1940 e 1950 no contexto do Colégio Estadual do Espírito Santo. Para se compreender as práticas desenvolvidas nessa instituição, opera-se com os conceitos de estratégia e tática, lutas de representações e paradigma indiciário. Utilizam-se como fontes o arquivo histórico desse colégio e também o da Escola Superior de Educação Física do Espírito Santo. No período focalizado, a Educação Física escolar progressivamente volta-se mais para o esporte do que para o ensino da ginástica. No artigo, identifica-se uma modificação no valor atribuído ao que se considerava disciplina: ao se associar as práticas ao ensino do esporte, introduzem-se outros tempos e significados aos saberes da Educação Física escolarizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grasiela Martins Lopes Poleze, Mestre em Educação Física, Professora da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU/ES), membro Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (Proteoria).

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo. Possui graduação em Educaçao Fisica Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atualmente é professora da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa Proteoria nos seguintes temas: estágio supervisionado, periódicos, formação de professores de educação física, educação física e práticas colaborativas e História da Educação Física.

Amarílio Ferreira Neto, Doutor em Educação, Professor Associado IV, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), membro do Proteoria.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da educação física, educação física - periódicos - avaliação, educação física, periódicos - bibliografia, educação física - pesquisa - historiografia e educação física, currículo, cotidiano.
André da Silva Mello, Doutor em Educação, Professor Associado IV, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), membro do Proteoria.
Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado e mestrado/doutorado. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria (UFES), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Práticas pedagógicas da Educação Física com os cotidianos escolares; Educação Física e infâncias; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física e cultura popular. Coordenador do Pibid/Ufes/Educação Física.
Wagner dos Santos, Doutor em Educação, Professor Adjunto II, Ufes/Cefd, membro do Proteoria.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria), Coordenador do PIBID/Educação Física da Ufes e Subcoordenador do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogas do Ensino Médio da Rede Estadual do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Estágio Supervisionado, Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, prática de ensino, currículo e avaliação.
Omar Schneider, Doutor em Educação, Professor Adjunto IV, Ufes/Cefd, membro do Proteoria.
Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000) pela Universidade Federal do Espírito Santo, realizou o Mestrado (2003) e o Doutorado (2007) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História Política Sociedade. Foi professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre os anos de 2006 e 2008. Atualmente é professor do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrando aulas na graduação e na pós-graduação (Mestrado em Educação Física). É membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), sediado no CEFD/UFES. Tem experiência na área da Educação e da Educação Física, pesquisando a História da Educação e da Educação Física no Brasil, a constituição da forma escolar, a circulação e a apropriação de modelos pedagógicos, as relações com os saberes e as teorias da Educação Física.
Como Citar
Poleze, G. M. L., Neto, A. F., Mello, A. da S., dos Santos, W., & Schneider, O. (1). Entre espaços e tempos: a educação física no Colégio Estadual do Espírito Santo (1943-1957). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 36 - 58. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40741