<b>Ensino de história e cultura escolar: fontes e questões metodológicas</b>

  • Antonio Simplício Neto Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Ensino de História, Prática Escolar, Cultura Escolar, Disciplina Escolar, Ditadura Militar

Resumo

O presente artigotrata de questões metodológicas e relacionadas às fontes quando da realização de pesquisas acerca da cultura escolar, mais especificamente no que se refere à disciplina escolar história. Tratamos fundamentalmente de dois tipos de fonte documental: 1) Registros manuscritos internos de escolas da rede estadual de São Paulo (décadas de 1960 e 1970) e 2) Relatórios de estágio dos alunos de prática de ensino de história da Feusp (1972-79). Discutimos as práticas escolares relativas ao ensino de história durante a ditadura militar brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Simplício Neto, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em história (PUC-SP), doutor em história da educação e historiografia (Feusp). Professor Adjunto I da Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino.

Publicado
2012-01-16
Como Citar
Neto, A. S. (2012). <b>Ensino de história e cultura escolar: fontes e questões metodológicas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 141-167. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40827