Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna

Anotações da Revista de Educação nos anos 1930

  • Regina Cândida Ellero Gualtieri Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil
Palavras-chave: ethos pedagógico, periódico educacional, insucesso escolar

Resumo

Dificuldades de aprendizagem ou disciplina, que prejudicam o percurso escolar de crianças e resultam em repetência ou abandono, são aqui objeto de análise histórica. Verificamos como tais dificuldades são abordadas, nos anos 1930, na Revista de Educação, periódico criado pela Diretoria Geral da Instrução Pública de São Paulo em 1927. Identificamos, no corpus documental, que textos tratam dessas dificuldades e como são caracterizadas pelos autores. Nos textos, constatamos a existência de um ethos que culpabiliza a criança e seu entorno familiar e social por suas dificuldades. Em diálogo com a literatura, associamos a permanência desse ethos pedagógico com o modo de operar da escola moderna.

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Biografia do Autor

Regina Cândida Ellero Gualtieri, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora Associada no Departamento de Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Educação e Saúde (PPGES) na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-sociais sobre Escola e Docência (GEPHED - CNPq).

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Publicado
2021-06-18
Como Citar
Gualtieri, R. C. E. (2021). Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e178. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54250