As propostas educacionais do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)

Palavras-chave: ensino profissional, classes produtoras, trabalho, imprensa periódica

Resumo

 artigo analisa as discussões sobre educação nos trabalhos do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial, ocorrido em Belo Horizonte, em 1903, evento significativo para a abordagem da interseção entre as demandas sociais, políticas, econômicas e educacionais dos produtores mineiros. Analisam-se as publicações, sobretudo da imprensa periódica, sobre a organização e a realização da reunião, e identificam-se várias propostas de instrução profissional, conforme níveis, métodos e finalidades. Essas propostas procuram responder à ausência de ensino profissional adequado, principalmente prático, tanto para produtores como para trabalhadores, e à convicção de que a educação desses últimos passaria pela organização das relações de trabalho e pelo combate à vadiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Mostaro Neves da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, na área temática "História da Educação e Historiografia" (2016). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa História da Educação (2010). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Integrante do Grupo de Pesquisa: Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações, da FEUSP. Professora de História do Ensino Médio do Colégio São Domingos-SP. Na área de pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: elites, intelectuais, imprensa e educação. 

Referências

Almeida, K. T. (2009). O ensino primário agrícola: o caso do Instituto João Pinheiro em Minas Gerais (1909-1942) (Dissertação de Mestrado). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Arroyo, M. G. (1982). The making of the worker: education in Minas Gerais, Brazil (1888-1920) (Tese de Doutorado). Stanford University, School of Education, Stanford.

Azevedo, C. M. M. (2008). Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites século XIX (3a ed.). São Paulo, SP: Annablume.

Boto, C. (1996). A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo, SP: Ed. da Unesp.

Chalhoub, S. (2008). Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque (2a ed.). Campinas, SP: Unicamp.

Chamon, C. S., & Goodwin Jr., J. (2012). A incorporação do proletariado à sociedade moderna: a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941). Varia História, 28(47), 319-340.

Coelho, E. C. (1999). As profissões imperiais: medicina, engenharia e advocacia no Rio de Janeiro (1822-1930). Rio de Janeiro, RJ: Record.

Congresso Agrícola. Edição fac-similar dos anais do Congresso Agrícola, realizado no Rio de Janeiro em 1878. (1988). Rio de Janeiro, RJ: Fundação Casa de Rui Barbosa.

Faria, M. A. (1992). A política da gleba: as classes conservadoras mineiras. Discurso e prática na Primeira República (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Faria Filho, L. M. (1990). A República do trabalho: a formação do trabalhador-cidadão em Minas Gerais no alvorecer do século XX. Revista do Departamento de História, 10, 79-92.

Faria Filho, L. M. (2001). República, trabalho e educação: a experiência do Instituto João Pinheiro (1909/1934). Bragança Paulista, SP: EDUSF.

Gonçalves, I. A. (2012). Progresso, trabalho e educação profissional em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Mazza edições.

Kowarick, L. (1994). Trabalho e vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Lanna, A. L. (1988). A transformação do trabalho: a passagem para o trabalho livre na Zona da Mata Mineira, 1870-1920. Campinas, SP: Ed. Unicamp.

Lima, H. E. (2005). Sob o domínio da precariedade: escravidão e os significados da liberdade de trabalho no século XIX. Revista Topoi, 6(11), 289-326.

Machado, V. A. (2010). Produtor, político e bacharel: João Pinheiro e a educação do trabalhador do campo (Dissertação de Mestrado). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Martins, J. S. (1979). O cativeiro da terra. São Paulo, SP: Livraria Editora Ciências Humanas.

Martins, R. B. (1980). A economia escravista de Minas Gerais no século XX. Belo Horizonte, MG: UFMG.

Mendonça, S. R. (1997). A vocação eminentemente agrícola do Brasil: a ordem a serviço do progresso. In O ruralismo brasileiro (1888-1931) (p. 83-111). São Paulo, SP: Hucitec.

Minas Geraes. (1903a, 24 de janeiro). Congresso Agrícola, Commercial e Industrial.

Minas Geraes. (1903h, 26 de março). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903e, 29 de março). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903b, 20 e 21 de abril). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903f, 26 de abril). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903g, 28 de abril). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903c, 08 de maio). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903l, 10 de maio). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903i, 17 de maio). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903d, 18 de maio). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903k, 19 de maio). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903m, 21 de maio). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Minas Geraes. (1903j, 27 de maio). Congresso Agrícola, Industrial e Commercial.

Nagle, J. (1974). Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo, SP: EPU.

Sá Fortes, C. P. (1903). Relatório apresentado à comissão fundamental do Congresso Agrícola, Commercial e Industrial de Minas. Belo Horizonte, MG: Imprensa Official do Estado de Minas.

Silva, C. M. N. (2010). Combatendo a ignorância, garantido a ordem pública e o progresso da nação: ideias e ações educacionais de Francisco Mendes Pimentel (Minas Gerais, 1890-1910) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Silva, C. M. N. (2016). “Para os grandes males, os grandes remédios”: propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903) (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Silva, F. V. (2007). Ensino agrícola e modernização do campo: a origem da escola Superior de Agricultura e Veterinária do estado de Minas Gerais (1920-1929) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Versieux, D. P. (2010). Modernização e escolarização do trabalho agrícola: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915) (Dissertação de Mestrado). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Publicado
2021-06-22
Como Citar
Neves da Silva, C. M. (2021). As propostas educacionais do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903). Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e183. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56753