O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas

  • Jason Beech Escuela de Educación/Universidad de San Andrés
  • Rafaela Silva Rabelo Faculdade de Educação/USP

Résumé

Este artigo analisa noções de “transferência” na literatura da educação comparada, buscando continuidades e descontinuidades na forma como o processo de transferência educacional tem sido interpretado. A análise mostra que o tema da transferência tem sido fundamental, na educação comparada, desde o começo do século XIX até a atualidade. Apesar de algumas das questões abordadas no campo desde suas origens ainda serem cruciais hoje, sugere-se, na parte final do estudo, que esses problemas deveriam agora ser tratados em um mundo cujo espaço educacional tem se tornado mais complexo, à medida que atores supranacionais e subnacionais se fazem crescentemente importantes na produção e na reprodução de conhecimento especializado sobre educação.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Jason Beech, Escuela de Educación/Universidad de San Andrés
Doutor em Educação Comparada pelo Institute of Education, University of London. Diretor da Escola de Educação (UDESA).
Publiée
2013-09-03
Comment citer
Beech, J., & Rabelo, R. S. (2013). O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 45-72. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38835