Emma Kleè Koch e as exposições de arte infantil: rituais coloridos pela educação moderna (1949-1952)
Résumé
Este artigo analisa as exposições de arte infantil organizadas pela artista e educadora polonesa radicada em Curitiba Emma Kleè Koch (1904-1975). Tais mostras foram realizadas como parte das ações do Departamento de Ensino Artístico da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1949-1952), sob a administração de Erasmo Pilotto, intelectual e educador identificado com o ideário da Escola Nova. Utilizando como fontes documentos oficiais, listas de assinaturas de exposições, projetos governamentais, plataforma de governo, artigos de jornais e outros escritos da educadora, busca-se perceber as relações que permeiam a ideia de modernidade e que se fazem na confluência dos campos da política, da educação e da arte.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.