Moral, educação e República no contexto dos anos de 1920 e 1930 no Brasil
Resumen
O livro é fruto de uma dissertação de mestrado do historiador João Victor de Jesus Oliveira Nogueira, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, sob a orientação da professora Cynthia Greive Veiga. O trabalho tem como objeto o confronto entre intelectuais e educadores brasileiros liberais e católicos nas décadas de 1920 e 1930, um período de significativas mudanças socioculturais e inovações tecnológicas. Tal confronto girava em torno de uma questão: qual a necessidade da educação moral para a educação brasileira? Em um contexto de tantas controvérsias sobre o que ensinar acerca da moralidade nas escolas, a obra em questão joga luzes sobre as raízes desse debate.
Descargas
Citas
Carvalho, J. M. de. (2003). Os três povos da República. Revista USP, (59), 96–115.
Cury, C. R. J. (1988). Ideologia e educação brasileira: Católicos e liberais (4ª ed.). Cortez.
Nogueira, J. V. J. O. (2023). Educação moral: Análise das matrizes católicas e liberais para uma formação republicana nos centros de poder do Brasil dos anos de 1920 a 1930. Fi.
Veiga, C. G. (2007). História da educação. Ática.
Derechos de autor 2026 Aline Choucair Vaz (Autor)

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





