Tempo, religião e moral

educação, trabalho e lazer nas lógicas desenvolvimentistas da Acción Cultural Popular – Colômbia (década de 1960)

Palavras-chave: educação popular, educação social, Acción Cultural Popular, história da educação das sensibilidades

Resumo

Analisamos a experiência educativa da Acción Cultural Popular, na Colômbia na década de 1960. Inciativa da Igreja Católica que buscou afetar a vida dos camponeses aliando um discurso religioso moralista com aspectos do ideário desenvolvimentista do período. Considerando o ócio imoral, foram desenvolvidas campanhas que enalteciam o uso saudável do tempo a partir de práticas de recreação responsável, modernizando o sentido de trabalho. Focamos em quatro campanhas ali divulgadas: Recreación, Domingo Cristiano, Contra el ocio y San Isidro Agricultor. As fontes são o periódico El Campesino, e a correspondência trocada entre os dirigentes da ACPO e lideranças camponesas. Dialogamos com a noção de educação social e com Edward Thompson para pensar a relação entre tempo, trabalho e educação moral.

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Biografia do Autor

Sara Evelyn Urrea Quintero, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Licenciada em Gestão Educacional pela Universidade de San Buenaventura – USB/Colômbia (2011). Mestra do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso PPGE/IE/UFMT pelo Convénio Organização dos Estados Americanos (OEA) Grupo COIMBRA. Doutora em Educação pelo programa Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente da Universidade Federal de Minas Gerai-UFMG. Integrante do Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades da mesma universidade.

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades da mesma universidade – NUPES. Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP (2001). Pós doutor pela Universidad de Murcia, Espanha (2008) e pela Università degli Studi di Torino, Itália (2016). É boslsista em produtividade do CNPq (1B).

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Publicado
2023-01-26
Como Citar
Urrea Quintero, S. E., & Taborda de Oliveira, M. A. (2023). Tempo, religião e moral. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e251. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e251

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