O ensino de língua inglesa nos livros didáticos da década de 1970

  • Sofia Bocca Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7181-8254
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Palavras-chave: disciplina escolar, educação tecnicista, material didático

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o ensino da disciplina de língua inglesa, por meio de livros didáticos da década de 1970, utilizados no Colégio Estadual do Paraná, quanto aos saberes veiculados e suas finalidades. Trata-se de um período de relevância política e ideológica em nosso país, em que foi promulgada a Lei nº 5.692/71, e marcado por estreitas articulações internacionais do Brasil com os Estados Unidos da América. A análise com viés da História Cultural, fundamentada em Chartier (1998, 2002) e Choppin (2002, 2004) para embasar a questão dos livros didáticos, mostrou que os livros adotados seguiam o sistema de instrução programada e o método audiovisual, tratando-se da instauração do ensino tecnocrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sofia Bocca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora e tradutora de língua inglesa. Estuda temas relacionados à história da língua inglesa como disciplina escolar.

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Salamanca/Espanha. Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Instituições Escolares no Brasil. Realiza estudos sobre ideário educativo, saberes e formação de professores no Brasil; cultura material escolar; história da escola primária no Brasil; livros escolares e mulheres.

Referências

Bocca, S. (2020). Língua Inglesa no Colégio Estadual do Paraná: das Classes Integrais aos livros didáticos (1960-1970) [Dissertação de Mestrado em Educação]. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Bordini, M., & Gimenez, T. (2014). Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: Estudos Linguísticos, 17(1), 10-43. https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p10

Borges, E. F. V. (2010). Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino, 13(2), 397-414. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15373

Casimiro, G. S. (2005). A língua inglesa no Brasil: contribuições para a história das disciplinas escolares. Editora da Uniderp.

Castro, A. D. (1983). O ensino de primeiro e segundo graus. In N. Parra. Didática para a escola de 1º. e 2º. Graus (8a ed., pp. 1-18). Pioneira.

Colégio Estadual do Paraná (CEP). (1973). Relatório de Seminário de Ensino do 2º grau (Acervo do Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná).

Chartier, R. (1998). A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun/Roger Chartier (R. C. C. Moraes, trad.). Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Chartier, R. (2002). A história cultural: entre práticas e representações (M. M. Galhardo, Trad., 2a ed.). Difel.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.

Choppin. A. (2002). O historiador e o livro escolar. História da Educação, (11), 05-24. Recuperado de: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30596

Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30(3), 549-566. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012

Coracini, M. J. R. F. (1999). O livro didático de língua estrangeira e a construção de ilusões. In M. J. R. F. Coracini (Org.), Interpretação: autoria e legitimação do livro didático (pp. 105-124). Pontes.

Correa, R. L. T. (2000). O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cadernos Cedes, 20(52), 1-23. https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000300002

Faheina, E. F. (2014). A instrução programada proposta por skinner e o uso de recursos audiovisuais na educação: considerações sobre a pedagogia tecnicista no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, 14(60), 273-283. https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640560

Ferreira Jr, A., & Bittar, M. (2008). Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Caderno Cedes, 28(76), 333-355. https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300004

Lima, W., McComish, B., & Evans, F. B. (n.d.a). English as it is in the U.S.A preparatory – for students of the ‘1º e 2º graus’ (18a ed.). Waldir Lima.

Lima, W., McComish, B., & Evans, F. B. (n.d.b). English as it is in the U.S.A book one – for students of the ‘1º e 2º graus’ (2a ed.). Waldir Lima.

Lima, W., McComish, B., & Evans, F. B. (n.d.c). English as it is in the U.S.A book two – for students of the ‘1º e 2º graus’ (4a ed.). Waldir Lima.

Lima, W., McComish, B., & Evans, F. B. (n.d.d). English as it is in the U.S.A book three – for students of the ‘1º e 2º graus’ (3a ed.). Waldir Lima.

Melo, T. S. R. (2014). Estereótipos de gênero em livros didáticos de inglês das décadas de 1960, 1970 e 1990: implicações na prática docente [Dissertação de Mestrado em Educação]. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Oliveira, L. E. M. (1999). A historiografia brasileira da literatura inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951) [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual de Campinas. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1999.175469

Parra, N. (1983). Instrução individualizada. In N. Parra. Didática para a escola de 1º. e 2º. Graus (8a ed., pp. 77-92). Pioneira.

Uphoff, D. (2007). A história dos métodos de ensino de inglês no Brasil. In C. Z. Bolognini. Discurso e ensino: a língua inglesa na escola (pp. 9-15). Mercado das Letras.

Uphoff, D. (2008). A história dos métodos de ensino de inglês no Brasil. In C. Z. Bolognini. A língua inglesa na escola: discurso e ensino (pp. 9-15). Mercado de Letras.

Publicado
2025-01-28
Como Citar
Bocca, S., & Corrêa, R. L. T. (2025). O ensino de língua inglesa nos livros didáticos da década de 1970. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e356. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e356