“Liberdade com responsabilidade”

o projeto educativo de Henriette Amado nos tempos da ditadura militar (Guanabara, de 1965 a 1971)

Mots-clés: Classes de lycée expérimentales - École publique André Maurois - Henriette Amado - dictature militaire

Résumé

Le thème de cet article est la répression et la censure des classes secondaires expérimentales du Colégio Estadual André Maurois (CEAM) dans l'État de Guanabara, mises en œuvre par Henriette Amado pendant la période de la dictature militaire. La recherche qualitative a utilisé comme sources les livres de mémoire d'Henriette Amado, nouvelles publiées dans les périodiques de grande diffusion et d'enquête nº 1471 du Département d'Ordre Politique et Social (DOPS) de l'État de Guanabara, créé en 1971. De l'analyse du discours , on conclut que la continuité des classes expérimentales a été rendue impossible par le processus de répression imposé par la dictature militaire, qui a disqualifié la proposition pédagogique et l'a considérée comme une menace pour le régime, provoquant des arrestations d'étudiants et d'enseignants.

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Bibliographies de l'auteur

Patrícia Coelho da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Rio e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória). Coordena o grupo de pesquisa Educação, História e Comunicação e é pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado. Atua principalmente nos seguintes temas: história do ensino de História, radioeducação, reformas educacionais, ensino secundário e as classes experimentais.

Daniel Vilaça dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação e licenciatura em Letras, especialização em literatura infantil e juvenil e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutorando em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa “Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições”, sendo membro do grupo “Educação, História e Comunicação”, coordenado pela Profª. Drª. Patrícia Coelho da Costa. Professor do Departamento de Francês no Campus Realengo II do Colégio Pedro II, onde ainda participa do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros.

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Publiée
2025-05-01
Comment citer
Costa, P. C. da, & Santos, D. V. dos. (2025). “Liberdade com responsabilidade”. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e375. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e375