PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO CONDICIONANTES À CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Resumo
A Constituição Federal de 1988 a consagrar, em seu Título I , aexpressão "Princi- pios Fundamentais", retrata a ideologia política que permeia o ordenamento jurídico pátrio, constituindo-se num conjunto de regras e prin- cípios. Desta forma há de se comprender o novo sistema iurídico constitucional como or- demjurídica receptiva avalores jurídicos supra- positivos, nos quais as idéias de justiça e de realização dos direitosfundamentais vêm ade- sempenhar papel central. Nesse sentido, adigni- dade da pessoa humana passa a ser elemento fundante do Estado Democrático de Direito, considerando o fato de que a Constituição de 1988 veio a ser a primera na história do constitucionalismo pátrio a prever um título próprio, na parte inauguraldo seu texto, a importânciada dignidade da pessoa humana como vetor e ponto de partida para a efetiva concretização dos direitos fundamentais.
Downloads
Referências
Copyright (c) 1997 Revista de Ciências Jurídicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.