Atitudes em Relação ao Meio Ambiente e sua Influência no Processo de Compra de Alimentos
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar as atitudes em relação ao meio ambiente e suas influências no processo de compra dos consumidores de produtos alimentícios. O estudo, que reúne características de natureza exploratória e descritiva, começou com entrevistas em profundidade seguidas por questionários estruturados envolvendo 135 residentes de Curitiba. Para a apresentação dos resultados, foram utilizadas análises de freqüência e fatorial para identificar as dimensões principais das atitudes em relação ao meio ambiente e sua relação com o comportamento de compras. Quando questionados sobre atributos ecológicos, a maioria associou produtos ambientalmente corretos com alimentos produzidos sem pesticidas e toxinas. Entretanto, essa foi a última prioridade na escolha de alimentos. Constatou-se que os consumidores tendem a ser mais preocupados sobre as questões ambientais quando estas os afetam pessoalmente. Os atributos verdes dos produtos de alimentação não influenciam o consumidor na compra de alimentos.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.