Aspectos Simbólicos do Smartphone e o Eu Estendido: Um Estudo do Comportamento do Consumidor Português

  • Paulo Baumhammer Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa
  • Mario Guilherme Silva Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa
  • Marconi Freitas da Costa Professor Adjunto na área de Marketing do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE.
Palavras-chave: Eu, Extensão do Eu, Consumo Simbólico, Smartphone.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar o comportamento do consumidor português, mais especificamente sobre a extensão do “eu”, em relação aos produtos com alta capacidade tecnológica, que estão inseridos no dia-a-dia das pessoas, sendo eles, os smartphones. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem quantitativa por meio de uma survey. Foram utilizadas duas escalas no estudo, a escala de Ferraro, Escalas e Bettman (2010), que avaliou a relação entre posses materiais dos consumidores e escala de Ball e Tasaki (1992), que analisou a teoria da extensão do “eu”. Os achados da pesquisa mostram que não existe relação entre o produto estudado e a extensão do autoconceito dos seus utilizadores, tendo com conta os aspectos simbólicos do smartphone. Assim, os profissionais de marketing deveriam focar mais nos aspectos utilitários/funcionais dos produtos smartphones.

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Biografia do Autor

Paulo Baumhammer, Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa
Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa
Mario Guilherme Silva, Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa
Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa
Marconi Freitas da Costa, Professor Adjunto na área de Marketing do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE.
Professor Adjunto na área de Marketing do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE.
Publicado
2018-01-09
Como Citar
Baumhammer, P., Silva, M. G., & Costa, M. F. da. (2018). Aspectos Simbólicos do Smartphone e o Eu Estendido: Um Estudo do Comportamento do Consumidor Português. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(2), 175-190. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i2.34904
Seção
Artigos