Chamamento às Margens: Propostas Decoloniais na Produção Acadêmica Sobre Consumo, Mercado e Marketing
Resumo
O Fórum Decolonial surgiu a partir da preocupação com a superação de uma tóxica hierarquia de conhecimentos imposta aos pesquisadores e praticantes oriundos de geografias periféricas e da necessidade de criação de espaços onde conhecimentos e interesses periféricos, não hegemônicos e não eurocêntricos possam ser reconhecidos como válidos. Embora tal preocupação seja compartilhada por vários pesquisadores no campo, tínhamos a consciência da dificuldade de engajamento que as estruturas acadêmicas impõem. Em função disso, buscamos criar uma chamada para a comunidade brasileira, em um periódico brasileiro. O aceite da RIMAR em hospedar nosso Fórum foi fundamental porque entendemos que a revista se posiciona na vanguarda da produção de conhecimento ao hospedar análises que desvelam a normalização de questões sistêmicas associadas às colonialidades do poder, do saber e do ser (Quijano, 2007) e que também oferecem alternativas aos modelos tradicionais de se pensar Gestão e Marketing dentro da Academia.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.