Chamamento às Margens: Propostas Decoloniais na Produção Acadêmica Sobre Consumo, Mercado e Marketing
Abstract
The Decolonial Forum emerged from the concern with overcoming a toxic hierarchy of knowledge imposed on researchers and practitioners from peripheral geographies and the need to create spaces where peripheral, non-hegemonic and non-Eurocentric knowledge and interests can be recognized as valid. Although this concern is shared by several researchers in the field, we were aware of the difficulty of engagement that academic structures impose. As a result, we seek to create a call to the Brazilian community, in a Brazilian journal. RIMAR's acceptance of hosting our Forum was fundamental because we understand that the magazine is at the forefront of knowledge production by hosting analyzes that reveal the normalization of systemic issues associated with the colonialities of power, knowledge and being (Quijano, 2007) and which also offer alternatives to the traditional models of thinking about Management and Marketing within the Academy.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.