Os Desafios e as Tendências Para os Negócios Vegetarianos e Veganos na Percepção dos Profissionais do Ramo

Palavras-chave: Consumo vegano, Consumo vegetariano, Ramo de negócios, Tendência de mercado

Resumo

Nos últimos anos tem-se verificado a diminuição do consumo de alimentos cárneos e derivados de origem animal e o aumento da procura por produtos de origem vegetal. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi compreender as tendências e os desafios do mercado vegetariano/vegano, na ótica dos gestores de estabelecimento do ramo. Para isso, foram 15 entrevistas com gestores de estabelecimentos do ramo alimentício que trabalham unicamente com produtos vegetarianos/veganos, e por aquelas que inseriram essas opções em seus cardápios. Procedeu-se também com a observação direta não-participante pela pesquisadora em um evento nacional sobre vegetarianismo e veganismo, no ano de 2019. A análise de conteúdo foi feita com uso do software Nvivo. Os entrevistados afirmam que a disponibilidade de produtos vegetarianos/veganos é restrita em cidades menores. Eles compreendem que existe um movimento das grandes empresas em oferecem linhas de produtos veganos, o que é criticado por um grupo de consumidores veganos mais exigentes que preferem produtos de empresas essencialmente veganas. Para os participantes, é necessário que fornecedores invistam em matérias-primas confiáveis, de qualidade, e a um preço justo e que as empresas desenvolvam produtos saborosos e acessíveis financeiramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Docente do curso de Administração do Centro de Ensino Superior de São Gotardo. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP). 

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal de Lavas (PPGA/UFLA), Brasil.

Publicado
2023-09-24
Como Citar
Ferreira, A. C., & Rezende, D. C. de. (2023). Os Desafios e as Tendências Para os Negócios Vegetarianos e Veganos na Percepção dos Profissionais do Ramo. Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(2), 99-117. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i2.66445
Seção
Artigos