Os Desafios e as Tendências Para os Negócios Vegetarianos e Veganos na Percepção dos Profissionais do Ramo

Resumen

Nos últimos anos tem-se verificado a diminuição do consumo de alimentos cárneos e derivados de origem animal e o aumento da procura por produtos de origem vegetal. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi compreender as tendências e os desafios do mercado vegetariano/vegano, na ótica dos gestores de estabelecimento do ramo. Para isso, foram 15 entrevistas com gestores de estabelecimentos do ramo alimentício que trabalham unicamente com produtos vegetarianos/veganos, e por aquelas que inseriram essas opções em seus cardápios. Procedeu-se também com a observação direta não-participante pela pesquisadora em um evento nacional sobre vegetarianismo e veganismo, no ano de 2019. A análise de conteúdo foi feita com uso do software Nvivo. Os entrevistados afirmam que a disponibilidade de produtos vegetarianos/veganos é restrita em cidades menores. Eles compreendem que existe um movimento das grandes empresas em oferecem linhas de produtos veganos, o que é criticado por um grupo de consumidores veganos mais exigentes que preferem produtos de empresas essencialmente veganas. Para os participantes, é necessário que fornecedores invistam em matérias-primas confiáveis, de qualidade, e a um preço justo e que as empresas desenvolvam produtos saborosos e acessíveis financeiramente.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Docente do curso de Administração do Centro de Ensino Superior de São Gotardo. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP). 

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal de Lavas (PPGA/UFLA), Brasil.

Publicado
2023-09-24
Cómo citar
Ferreira, A. C., & Rezende, D. C. de. (2023). Os Desafios e as Tendências Para os Negócios Vegetarianos e Veganos na Percepção dos Profissionais do Ramo. Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(2), 99-117. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i2.66445