Mais Que Uma Rampa Ou Piso Tátil: Um Estudo Sobre a Acessibilidade no Varejo Sob a Perspectiva do Consumidor Com Deficiência
Resumo
Esta pesquisa tem como intuito compreender as experiências e impressões dos consumidores com deficiência nos ambientes de varejo das capitais João Pessoa/PB e Teresina/PI. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturada com 15 participantes. Os sujeitos foram pessoas com deficiência física ou visual residentes das capitais João Pessoa/PB e Teresina/PI. Três dimensões foram utilizadas para alcançar a proposição do estudo, estrutural, sociocultural e pessoal. Os achados demonstram que as pessoas com deficiência são suscetíveis a vulnerabilidade, principalmente, pela falta de acessibilidade nos ambientes de varejo. Além dessa, discriminação, estigmatização e capacitismo se fazem presente na realidade desses indivíduos, impulsionando situações de exclusão social. Para as pessoas com deficiência física, a problemática envolve desde a falta de acessibilidade nos entornos até nas próprias lojas. O consumidor com deficiência visual se percebe como vulnerável também acerca da disponibilidade de informações. Contudo, foi constatado que os participantes são resilientes, agindo de maneira reativa em situações nocivas contra o consumidor com deficiência.
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