Mais Que Uma Rampa Ou Piso Tátil: Um Estudo Sobre a Acessibilidade no Varejo Sob a Perspectiva do Consumidor Com Deficiência

Palavras-chave: Acessibilidade, Consumidor com Deficiência, Vulnerabilidade do Consumidor, Acessibility, Consumer with Disability, Consumer Vulnerability

Resumo

Esta pesquisa tem como intuito compreender as experiências e impressões dos consumidores com deficiência nos ambientes de varejo das capitais João Pessoa/PB e Teresina/PI. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturada com 15 participantes. Os sujeitos foram pessoas com deficiência física ou visual residentes das capitais João Pessoa/PB e Teresina/PI. Três dimensões foram utilizadas para alcançar a proposição do estudo, estrutural, sociocultural e pessoal. Os achados demonstram que as pessoas com deficiência são suscetíveis a vulnerabilidade, principalmente, pela falta de acessibilidade nos ambientes de varejo. Além dessa, discriminação, estigmatização e capacitismo se fazem presente na realidade desses indivíduos, impulsionando situações de exclusão social. Para as pessoas com deficiência física, a problemática envolve desde a falta de acessibilidade nos entornos até nas próprias lojas. O consumidor com deficiência visual se percebe como vulnerável também acerca da disponibilidade de informações. Contudo, foi constatado que os participantes são resilientes, agindo de maneira reativa em situações nocivas contra o consumidor com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Pontes, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/UFPB.

Nelsio Abreu, Universidade Federal da Paraíba/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado
2023-09-24
Como Citar
Pontes, B., & Abreu, N. (2023). Mais Que Uma Rampa Ou Piso Tátil: Um Estudo Sobre a Acessibilidade no Varejo Sob a Perspectiva do Consumidor Com Deficiência. Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(2), 118-132. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i2.66538
Seção
Artigos