Mais Que Uma Rampa Ou Piso Tátil: Um Estudo Sobre a Acessibilidade no Varejo Sob a Perspectiva do Consumidor Com Deficiência

Resumen

Esta pesquisa tem como intuito compreender as experiências e impressões dos consumidores com deficiência nos ambientes de varejo das capitais João Pessoa/PB e Teresina/PI. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturada com 15 participantes. Os sujeitos foram pessoas com deficiência física ou visual residentes das capitais João Pessoa/PB e Teresina/PI. Três dimensões foram utilizadas para alcançar a proposição do estudo, estrutural, sociocultural e pessoal. Os achados demonstram que as pessoas com deficiência são suscetíveis a vulnerabilidade, principalmente, pela falta de acessibilidade nos ambientes de varejo. Além dessa, discriminação, estigmatização e capacitismo se fazem presente na realidade desses indivíduos, impulsionando situações de exclusão social. Para as pessoas com deficiência física, a problemática envolve desde a falta de acessibilidade nos entornos até nas próprias lojas. O consumidor com deficiência visual se percebe como vulnerável também acerca da disponibilidade de informações. Contudo, foi constatado que os participantes são resilientes, agindo de maneira reativa em situações nocivas contra o consumidor com deficiência.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruna Pontes, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/UFPB.

Nelsio Abreu, Universidade Federal da Paraíba/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado
2023-09-24
Cómo citar
Pontes, B., & Abreu, N. (2023). Mais Que Uma Rampa Ou Piso Tátil: Um Estudo Sobre a Acessibilidade no Varejo Sob a Perspectiva do Consumidor Com Deficiência. Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(2), 118-132. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i2.66538