Eu Decido Meu Consumo? Reflexão Sobre Papel das Plataformas na Objetivação dos Consumidores

Palavras-chave: Plataformas Digitais, Objetivação, Foucault, Marketing

Resumo

Com as práticas humanas gradualmente se inserindo no universo digital, as plataformas se tornam mais presentes nas atividades cotidianas. Nesse contexto, a personalização das plataformas ocorre a partir da sistematização algorítmica dos dados inseridos pelos usuários que imerge o consumidor em uma bolha invisível (semântica, epistemológica e informacional) por meio da aplicação de filtros e sistemas de recomendação. Esse processo delimita o que será acessado e consumido pelos usuários, afetando o acesso à informação e, por conseguinte, as ações dos consumidores. Compreendendo que as plataformas digitais, assim como as redes sociais, são capazes de agenciar a subjetividade, é possível questionar como esses mecanismos podem atuar enquanto processos condicionantes do sujeito. Atuando em favor do capitalismo vigilante, do marketing digital e das grandes corporações, as plataformas geram lucro a partir da quantificação e vigilância do comportamento dos consumidores. Nesse sentido, o trabalho argumenta que as plataformas digitais, entendidas como estruturas que interferem na constituição do sujeito, operam a fim de objetivar os consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Asadullah, A.; Faik, I.; Kankanhalli, A. (2018, June). Digital Platforms: A Review and Future Directions. In Pacific Asia Conference on Information Systems (PACIS), Yokohama, Japan. Available from: https://aisel.aisnet.org/pacis2018/248/.

Assunção, A. B. M., & Jorge, T. M. (2014). As mídias sociais como tecnologias de si. Esferas, (5). https://doi.org/10.31501/esf.v0i5.5331

Bezerra, A. C. (2017). Vigilância e cultura algorítmica no novo regime global de mediação da informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 68–81. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2936

Bonina, C., Koskinen, K., Eaton, B., & Gawer, A. (2021). Digital platforms for development: Foundations and research agenda. Information Systems Journal, 31(6), 869-902. https://doi.org/10.1111/isj.12326

Bozdag, E. (2013). Bias in algorithmic filtering and personalization. Ethics and information technology, 15, 209-227. https://doi.org/10.1007/s10676-013-9321-6

Brennen, J. S., & Kreiss, D. (2016). Digitalization. The International Encyclopedia of Communication Theory and Philosophy, 1–11. doi:10.1002/9781118766804.wbiect111

Carvalho, C. O.. (2023). Comunicação mediada pelos meios e construção da subjetividade: apontamentos teóricos. Galáxia (São Paulo), 48, e59742. https://doi.org/10.1590/1982-2553202359742

Cinelli, M., Morales, G. D. F., Galeazzi, A., Quattrociocchi, W., & Starnini, M. (2021, Feb.). The Echo Chamber Effect on Social Media. Proceedings of the National Academy of Sciences, on-line, 118(9), e2023301118. https://doi.org/10.1073/pnas.2023301118

Colleoni, E., & Corsaro, D. (2023). Critical issues in artificial intelligence algorithms and their implications for digital marketing. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption, .

Dardot, P., & Laval, C. (2017). A nova razão do mundo. Boitempo editorial.

De Reuver, M., Sørensen, C., & Basole, R. C. (2018). The digital platform: a research agenda. Journal of information technology, 33(2), 124-135. https://doi.org/10.1057/s41265-016-0033-3

Foucault, M. (1995). Apêndice: o sujeito e o poder. In Dreyfus, L. & Rabinow, P., Michel Foucault: uma trajetória filosófica (para além do Estruturalismo e da Hermenêutica). Forense Universitária, 231-249.

Foucault, M. (1998). História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. (8 ed). Graal.

Foucault, M. (2004). Foucault. In: Ética, sexualidade e política (Ditos e escritos V), 234-239. Forense Universitária.

Foucault, M. (2005). História da sexualidade 3: o cuidado de si. (8 ed). Graal.

Foucault, M. (2008). Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Martins Fontes.

Ge, Y., Zhao, S., Zhou, H., Pei, C., Sun, F., Ou, W., & Zhang, Y. (2020, July). Understanding echo chambers in e-commerce recommender systems. In Proceedings of the 43rd international ACM SIGIR conference on research and development in information retrieval, on-line, (pp. 2261-2270). https://doi.org/10.1145/3397271.3401431

Hansson, L. (2017). Promoting ethical consumption: The construction of smartphone apps as “ethical” choice prescribers. In Cochoy, F., Hagberg, J., McIntyre, M. P., & Sörum, N. (Eds.), Digitalizing Consumption, (pp. 103-121). Routledge.

Illouz, E., & Kotliar, D. M. (2023). Capitalist Subjectivity, Tinder, and the Emotionalization of the Web. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption (2ª ed., pp. 229-240). DOI: 10.4324/9781003317524-22

Llamas, R., & Belk, R. (2023). Living in a digital society. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption (2ª ed., pp. 3-21). Routledge. DOI: 10.4324/9781003317524-2

Mittelstadt, B. D., Allo, P., Taddeo, M., Wachter, S., & Floridi, L. (2016). The ethics of algorithms: Mapping the debate. Big Data & Society, 3(2). https://doi.org/10.1177/2053951716679679

Nechushtai, E., & Lewis, S. C. (2019). What kind of news gatekeepers do we want machines to be? Filter bubbles, fragmentation, and the normative dimensions of algorithmic recommendations. Computers in Human Behavior, 90, 298-307. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.07.043

Pariser, E. (2011). The filter bubble: What the Internet is hiding from you. Penguin press.

Poell, T., Nieborg, D., & van Dijck, J. (2020). Plataformização. Revista Fronteiras, 22(1). https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01

Santos, B. R. (2022). Echo chambers, ignorance and domination. Social epistemology, 35(2), 109-119. https://doi.org/10.1080/02691728.2020.1839590

Shin, D., Rasul, A., & Fotiadis, A. (2022). Why am I seeing this? Deconstructing algorithm literacy through the lens of users. Internet Research, 32(4), 1214-1234. https://doi.org/10.1108/INTR-02-2021-0087

Soler, R. D. de V. Y.. (2008). Uma história política da subjetividade em Michel Foucault. Fractal: Revista De Psicologia, 20(2), 571–582. https://doi.org/10.1590/S1984-02922008000200019

Sörum, N., & Fuentes, C. (2017). “Write something”: The shaping of ethical consumption on Facebook. In Cochoy, F., Hagberg, J., McIntyre, M. P., & Sörum, N. (Eds.), Digitalizing Consumption (pp. 144-166). Routledge.

Srnicek, N. (2017). Platform capitalism. New York: John Wiley & Sons.

Van Dijck, J. (2014). Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, 12(2), 197-208. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/surveillance-and-society/article/view/datafication/datafic

Veer, E. (2023). They aren’t secret, they aren’t hiding, and some online communities are more dangerous than ever. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption, (2ª ed., pp. 241-254). Routledge. DOI: 10.4324/9781003317524-23

Webster, J. G. (2017). Three myths of digital media. Convergence, 23(4), 352-361. https://doi.org/10.1177/1354856517700385

Zajc, M. (2015). Social media, prosumption, and dispositives. New mechanisms of the construction of subjectivity. Journal of Consumer Culture, 15 (1), 28-47. https://doi.org/10.1177/1469540513493201

Zuboff, S. (2015). Big other: surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, 30(1), 75-89. https://doi.org/10.1057/jit.2015.5

Zuboff, S. (2021). A era do capitalismo da vigilância: A luta por um future humano na nova fronteira do poder. Editora Intrínseca.

Publicado
2024-05-13
Como Citar
Sampaio, A. C. A., & Leão, A. L. M. de S. (2024). Eu Decido Meu Consumo? Reflexão Sobre Papel das Plataformas na Objetivação dos Consumidores. Revista Interdisciplinar De Marketing, 14(1), 101-113. https://doi.org/10.4025/rimar.v14i1.70894
Seção
Artigos