Eu Decido Meu Consumo? Reflexão Sobre Papel das Plataformas na Objetivação dos Consumidores

Resumen

Com as práticas humanas gradualmente se inserindo no universo digital, as plataformas se tornam mais presentes nas atividades cotidianas. Nesse contexto, a personalização das plataformas ocorre a partir da sistematização algorítmica dos dados inseridos pelos usuários que imerge o consumidor em uma bolha invisível (semântica, epistemológica e informacional) por meio da aplicação de filtros e sistemas de recomendação. Esse processo delimita o que será acessado e consumido pelos usuários, afetando o acesso à informação e, por conseguinte, as ações dos consumidores. Compreendendo que as plataformas digitais, assim como as redes sociais, são capazes de agenciar a subjetividade, é possível questionar como esses mecanismos podem atuar enquanto processos condicionantes do sujeito. Atuando em favor do capitalismo vigilante, do marketing digital e das grandes corporações, as plataformas geram lucro a partir da quantificação e vigilância do comportamento dos consumidores. Nesse sentido, o trabalho argumenta que as plataformas digitais, entendidas como estruturas que interferem na constituição do sujeito, operam a fim de objetivar os consumidores.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

Asadullah, A.; Faik, I.; Kankanhalli, A. (2018, June). Digital Platforms: A Review and Future Directions. In Pacific Asia Conference on Information Systems (PACIS), Yokohama, Japan. Available from: https://aisel.aisnet.org/pacis2018/248/.

Assunção, A. B. M., & Jorge, T. M. (2014). As mídias sociais como tecnologias de si. Esferas, (5). https://doi.org/10.31501/esf.v0i5.5331

Bezerra, A. C. (2017). Vigilância e cultura algorítmica no novo regime global de mediação da informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 68–81. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2936

Bonina, C., Koskinen, K., Eaton, B., & Gawer, A. (2021). Digital platforms for development: Foundations and research agenda. Information Systems Journal, 31(6), 869-902. https://doi.org/10.1111/isj.12326

Bozdag, E. (2013). Bias in algorithmic filtering and personalization. Ethics and information technology, 15, 209-227. https://doi.org/10.1007/s10676-013-9321-6

Brennen, J. S., & Kreiss, D. (2016). Digitalization. The International Encyclopedia of Communication Theory and Philosophy, 1–11. doi:10.1002/9781118766804.wbiect111

Carvalho, C. O.. (2023). Comunicação mediada pelos meios e construção da subjetividade: apontamentos teóricos. Galáxia (São Paulo), 48, e59742. https://doi.org/10.1590/1982-2553202359742

Cinelli, M., Morales, G. D. F., Galeazzi, A., Quattrociocchi, W., & Starnini, M. (2021, Feb.). The Echo Chamber Effect on Social Media. Proceedings of the National Academy of Sciences, on-line, 118(9), e2023301118. https://doi.org/10.1073/pnas.2023301118

Colleoni, E., & Corsaro, D. (2023). Critical issues in artificial intelligence algorithms and their implications for digital marketing. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption, .

Dardot, P., & Laval, C. (2017). A nova razão do mundo. Boitempo editorial.

De Reuver, M., Sørensen, C., & Basole, R. C. (2018). The digital platform: a research agenda. Journal of information technology, 33(2), 124-135. https://doi.org/10.1057/s41265-016-0033-3

Foucault, M. (1995). Apêndice: o sujeito e o poder. In Dreyfus, L. & Rabinow, P., Michel Foucault: uma trajetória filosófica (para além do Estruturalismo e da Hermenêutica). Forense Universitária, 231-249.

Foucault, M. (1998). História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. (8 ed). Graal.

Foucault, M. (2004). Foucault. In: Ética, sexualidade e política (Ditos e escritos V), 234-239. Forense Universitária.

Foucault, M. (2005). História da sexualidade 3: o cuidado de si. (8 ed). Graal.

Foucault, M. (2008). Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Martins Fontes.

Ge, Y., Zhao, S., Zhou, H., Pei, C., Sun, F., Ou, W., & Zhang, Y. (2020, July). Understanding echo chambers in e-commerce recommender systems. In Proceedings of the 43rd international ACM SIGIR conference on research and development in information retrieval, on-line, (pp. 2261-2270). https://doi.org/10.1145/3397271.3401431

Hansson, L. (2017). Promoting ethical consumption: The construction of smartphone apps as “ethical” choice prescribers. In Cochoy, F., Hagberg, J., McIntyre, M. P., & Sörum, N. (Eds.), Digitalizing Consumption, (pp. 103-121). Routledge.

Illouz, E., & Kotliar, D. M. (2023). Capitalist Subjectivity, Tinder, and the Emotionalization of the Web. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption (2ª ed., pp. 229-240). DOI: 10.4324/9781003317524-22

Llamas, R., & Belk, R. (2023). Living in a digital society. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption (2ª ed., pp. 3-21). Routledge. DOI: 10.4324/9781003317524-2

Mittelstadt, B. D., Allo, P., Taddeo, M., Wachter, S., & Floridi, L. (2016). The ethics of algorithms: Mapping the debate. Big Data & Society, 3(2). https://doi.org/10.1177/2053951716679679

Nechushtai, E., & Lewis, S. C. (2019). What kind of news gatekeepers do we want machines to be? Filter bubbles, fragmentation, and the normative dimensions of algorithmic recommendations. Computers in Human Behavior, 90, 298-307. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.07.043

Pariser, E. (2011). The filter bubble: What the Internet is hiding from you. Penguin press.

Poell, T., Nieborg, D., & van Dijck, J. (2020). Plataformização. Revista Fronteiras, 22(1). https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01

Santos, B. R. (2022). Echo chambers, ignorance and domination. Social epistemology, 35(2), 109-119. https://doi.org/10.1080/02691728.2020.1839590

Shin, D., Rasul, A., & Fotiadis, A. (2022). Why am I seeing this? Deconstructing algorithm literacy through the lens of users. Internet Research, 32(4), 1214-1234. https://doi.org/10.1108/INTR-02-2021-0087

Soler, R. D. de V. Y.. (2008). Uma história política da subjetividade em Michel Foucault. Fractal: Revista De Psicologia, 20(2), 571–582. https://doi.org/10.1590/S1984-02922008000200019

Sörum, N., & Fuentes, C. (2017). “Write something”: The shaping of ethical consumption on Facebook. In Cochoy, F., Hagberg, J., McIntyre, M. P., & Sörum, N. (Eds.), Digitalizing Consumption (pp. 144-166). Routledge.

Srnicek, N. (2017). Platform capitalism. New York: John Wiley & Sons.

Van Dijck, J. (2014). Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, 12(2), 197-208. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/surveillance-and-society/article/view/datafication/datafic

Veer, E. (2023). They aren’t secret, they aren’t hiding, and some online communities are more dangerous than ever. In Llamas, R., & Belk, R. (Eds.),The Routledge Handbook of Digital Consumption, (2ª ed., pp. 241-254). Routledge. DOI: 10.4324/9781003317524-23

Webster, J. G. (2017). Three myths of digital media. Convergence, 23(4), 352-361. https://doi.org/10.1177/1354856517700385

Zajc, M. (2015). Social media, prosumption, and dispositives. New mechanisms of the construction of subjectivity. Journal of Consumer Culture, 15 (1), 28-47. https://doi.org/10.1177/1469540513493201

Zuboff, S. (2015). Big other: surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, 30(1), 75-89. https://doi.org/10.1057/jit.2015.5

Zuboff, S. (2021). A era do capitalismo da vigilância: A luta por um future humano na nova fronteira do poder. Editora Intrínseca.

Publicado
2024-05-13
Cómo citar
Sampaio, A. C. A., & De Souza Leão, A. L. M. (2024). Eu Decido Meu Consumo? Reflexão Sobre Papel das Plataformas na Objetivação dos Consumidores. Revista Interdisciplinar De Marketing, 14(1), 101-113. https://doi.org/10.4025/rimar.v14i1.70894