Eu Decido Meu Consumo? Reflexão Sobre Papel das Plataformas na Objetivação dos Consumidores
Resumo
Com as práticas humanas gradualmente se inserindo no universo digital, as plataformas se tornam mais presentes nas atividades cotidianas. Nesse contexto, a personalização das plataformas ocorre a partir da sistematização algorítmica dos dados inseridos pelos usuários que imerge o consumidor em uma bolha invisível (semântica, epistemológica e informacional) por meio da aplicação de filtros e sistemas de recomendação. Esse processo delimita o que será acessado e consumido pelos usuários, afetando o acesso à informação e, por conseguinte, as ações dos consumidores. Compreendendo que as plataformas digitais, assim como as redes sociais, são capazes de agenciar a subjetividade, é possível questionar como esses mecanismos podem atuar enquanto processos condicionantes do sujeito. Atuando em favor do capitalismo vigilante, do marketing digital e das grandes corporações, as plataformas geram lucro a partir da quantificação e vigilância do comportamento dos consumidores. Nesse sentido, o trabalho argumenta que as plataformas digitais, entendidas como estruturas que interferem na constituição do sujeito, operam a fim de objetivar os consumidores.
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