Influenciando Sabores: O Potencial do Endosso Pago Para Elevar o Engajamento e Impulsionar os Serviços de Restaurantes

Palavras-chave: Marketing de influência, Mídias sociais, Restaurantes, Endosso pago, Influenciadores digitais

Resumo

O crescimento das mídias sociais tornam o marketing de influência uma estratégia poderosa para alcançar consumidores e construir reputações positivas das marcas. O objetivo deste estudo foi compreender como o marketing de influência pode impactar no engajamento de clientes e na divulgação dos serviços de empresas do setor alimentício. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa, com aplicação de Análise de Conteúdo aplicada a mídias sociais, complementada por uma Análise de Similitude utilizando o software Iramuteq, tendo como foco publicações provenientes do perfil no Instagram de um restaurante: uma endossada por influenciadores digitais e outra orgânica. Os resultados revelam que a mídia endossada por influenciadores obteve métricas de engajamento superiores em comparação com a mídia orgânica. Além disso, a mídia endossada expandiu o alcance da marca, estimulando os consumidores de forma multissensorial a desejar experimentar os produtos e serviços anunciados e visitar o estabelecimento. Foi identificado que o influenciador patrocinado deixa um resíduo de sua influência para as postagens seguintes, acionando rotas periféricas de persuasão que podem auxiliar a empresa a prever o comportamento do consumidor. Esses achados sugerem que gestores e profissionais podem utilizar o marketing de influência como uma ferramenta estratégica para aumentar a visibilidade das marcas nas mídias sociais.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Amapá. Ensino médio concluído em 2019 no Colégio Conexão Aquarela, e atualmente cursando administração na Universidade Federal do Amapá.

Nicholas Lemos Sena, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Amapá (2020-2024).

Ananias Costa Oliveira, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (UNIP). É Professor Efetivo do Magistério Superior, no curso de Administração da Universidade Federal do Amapá. Foi Professor de Gestão do quadro efetivo do Instituto Federal do Amapá (IFAP). Tem experiência nas áreas de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas, Gestão do conhecimento, Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, Pricing, clima organizacional, planejamento estratégico, políticas e práticas de gestão de pessoas, gestão participativa, planejamento e políticas públicas.

Glauber Ruan Barbosa Pereira, Universidade Federal do Amapá

Doutorado em Administração (UNP, Brasil, 2019) com Intercâmbio Doutoral na Laval University, no Departamento Interuniversity Research Center on Enterprise Networks, Logistics and Transportation - CIRRELT, Québec, Canadá, 2018. Aperfeiçoamento em Negócios Internacionais (Universidad Andrés Bello, Santiago do Chile, 2012). Mestrado em Administração (UFRN, Brasil, 2009). Especialização em Logística Empresarial (UNI-RN, Brasil, 2008). Graduação em Administração de Empresas (UNP, Brasil, 2005). Professor Adjunto na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lecionando disciplinas no Curso de Graduação em Administração, e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Diretor do Departamento de Planejamento (DEPLAN) da UNIFAP. Trabalha como professor universitário desde 2008, atuando em cursos de Graduação e Pós-Graduação. É especialista nas áreas de Logística Empresarial; Planejamento Estratégico com o uso de metodologias ágeis (OKR); Cidades Inteligentes e Tecnologia da Informação.

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Publicado
2025-02-26
Como Citar
Cavalcante, M. E. de O., Sena, N. L., Oliveira, A. C., & Pereira, G. R. B. (2025). Influenciando Sabores: O Potencial do Endosso Pago Para Elevar o Engajamento e Impulsionar os Serviços de Restaurantes. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 56-75. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.72187
Seção
Artigos