Influenciando Sabores: O Potencial do Endosso Pago Para Elevar o Engajamento e Impulsionar os Serviços de Restaurantes
Resumo
O crescimento das mídias sociais tornam o marketing de influência uma estratégia poderosa para alcançar consumidores e construir reputações positivas das marcas. O objetivo deste estudo foi compreender como o marketing de influência pode impactar no engajamento de clientes e na divulgação dos serviços de empresas do setor alimentício. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa, com aplicação de Análise de Conteúdo aplicada a mídias sociais, complementada por uma Análise de Similitude utilizando o software Iramuteq, tendo como foco publicações provenientes do perfil no Instagram de um restaurante: uma endossada por influenciadores digitais e outra orgânica. Os resultados revelam que a mídia endossada por influenciadores obteve métricas de engajamento superiores em comparação com a mídia orgânica. Além disso, a mídia endossada expandiu o alcance da marca, estimulando os consumidores de forma multissensorial a desejar experimentar os produtos e serviços anunciados e visitar o estabelecimento. Foi identificado que o influenciador patrocinado deixa um resíduo de sua influência para as postagens seguintes, acionando rotas periféricas de persuasão que podem auxiliar a empresa a prever o comportamento do consumidor. Esses achados sugerem que gestores e profissionais podem utilizar o marketing de influência como uma ferramenta estratégica para aumentar a visibilidade das marcas nas mídias sociais.
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