Clientes Com Grandes Fortunas: Uma Segmentação Por Benefícios
Abstract
O objetivo deste artigo é desenvolver, validar e aplicar uma base post hoc e multidimensional de segmentação de clientes Private Banking, por meio da identificação dos benefícios procurados como determinantes na escolha de um banco. O método de pesquisa foi o exploratório com abordagens qualitativas e quantitativas. Foram enviados 500 questionários para uma amostra probabilística e aleatória de clientes de um grande banco brasileiro. De 147 questionários considerados válidos revelaram que os respondentes foram majoritariamente homens com mais de 50 anos cuja origem dos recursos decorrente de serem funcionários públicos, profissionais independentes, empresários e executivos. Na análise fatorial identificou-se nove benefícios procurados pelos clientes dos bancos e seis deles foram considerados determinantes para a escolha de um banco Private: conhecimento e informação, conveniência e qualificação, exclusividade, soluções completas, tradição e comodidade. A análise de agrupamentos revelou quatro grupos denominados de profissionais, qualificados, tradicionais e sofisticados.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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