O Uso da Pesquisa de Satisfação do Consumidor Como Instrumento de Política Pública: o potencial de uso no caso do transporte coletivo de Porto Alegre

  • Adilson Adão Borges Jr. Escola de Administração de Reims, França
  • Marcelo Jacques Fonseca UNISINOS

Abstract

A utilização de ferramentas de marketing pelo Estado é o principal foco deste estudo, representadas neste trabalho através das pesquisas de satisfação. Os sistemas de mensuração da satisfação são, cada vez mais, reconhecidos pela sua importância administrativa. Seu caráter científico emprestaria uma importante contribuição às empresas públicas, complementando as atuais formas utilizadas pelo Estado para controle de níveis de qualidade. Nesse contexto, apresenta-se uma pesquisa que tem como objetivo mensurar o nível de satisfação de clientes (usuários neste caso) do transporte coletivo de Porto Alegre. Para tanto, a literatura atinente é revisitada, seguida do método e dos resultados encontrados. Por fim, faz-se alguns comentários sobre as implicações administrativas provenientes deste trabalho.

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Author Biographies

Adilson Adão Borges Jr., Escola de Administração de Reims, França

Professor Titular da Escola de Administração de Reims, França
Mestre em Administração pela UFRGS e Doutor em Administração pela Universidade de Rennes 1, França

Marcelo Jacques Fonseca, UNISINOS

Professor Adjunto da UNISINOS, Mestre em Administração pela UFRGS

Published
2015-01-26
How to Cite
Borges Jr., A. A., & Fonseca, M. J. (2015). O Uso da Pesquisa de Satisfação do Consumidor Como Instrumento de Política Pública: o potencial de uso no caso do transporte coletivo de Porto Alegre. Revista Interdisciplinar De Marketing, 1(3), 38-50. https://doi.org/10.4025/rimar.v1i3.26388