Um Estudo Sobre a Compra à Distância

  • Minoo Farhangmehr Universidade do Minho, Portugal
  • Ana Maria Santos Costa Soares Universidade do Minho, Portugal

Abstract

O aumento da concorrência e a crescente fragmentação dos mercados exigem que se encontrem novas formas de chegar ao consumidor. O marketing directo é considerado por muitos autores uma alternativa eficaz, na medida em que permite o estabelecimento de uma relação interactiva e duradoura com o consumidor, ainda que à distância. No entanto, da perspectiva do consumidor, esta actividade está ainda insuficientemente estudada. Neste sentido, levamos a cabo uma pesquisa empírica sobre uma das aplicações do marketing directo no mercado consumidor, com o objectivo de contribuir para a compreensão do comportamento de compra à distância, através de catálogos, direct mail, anúncios em revistas e jornais e TV. Os resultados revelam que a preferência pela compra à distância é muito inferior à preferência pela compra nos espaços comerciais. Relativamente à imagem dos diferentes meios de venda à distância, os catálogos têm a imagem mais favorável e a televenda a imagem mais desfavorável. Economia e dimensão prática são os aspectos em que mais se aproximam as imagens das lojas e da venda à distância; segurança, agradabilidade e sensatez são as características em que a imagem das lojas é mais claramente superior.

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Author Biographies

Minoo Farhangmehr, Universidade do Minho, Portugal

Professora Catedrática da Universidade do Minho, Portugal
Ph.D. em Marketing e Administração Estratégica pela Warwick University, Inglaterra
Interesses de pesquisa em Marketing, Gestão Estratégica

Ana Maria Santos Costa Soares, Universidade do Minho, Portugal

Professora Auxiliar da Universidade do Minho, Portugal
Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho, Portugal
Interesses de pesquisa em Marketing, Marketing Internacional

Published
2015-02-05
How to Cite
Farhangmehr, M., & Soares, A. M. S. C. (2015). Um Estudo Sobre a Compra à Distância. Revista Interdisciplinar De Marketing, 2(1), 4-18. https://doi.org/10.4025/rimar.v2i1.26489