Um Estudo Sobre a Compra à Distância
Resumo
O aumento da concorrência e a crescente fragmentação dos mercados exigem que se encontrem novas formas de chegar ao consumidor. O marketing directo é considerado por muitos autores uma alternativa eficaz, na medida em que permite o estabelecimento de uma relação interactiva e duradoura com o consumidor, ainda que à distância. No entanto, da perspectiva do consumidor, esta actividade está ainda insuficientemente estudada. Neste sentido, levamos a cabo uma pesquisa empírica sobre uma das aplicações do marketing directo no mercado consumidor, com o objectivo de contribuir para a compreensão do comportamento de compra à distância, através de catálogos, direct mail, anúncios em revistas e jornais e TV. Os resultados revelam que a preferência pela compra à distância é muito inferior à preferência pela compra nos espaços comerciais. Relativamente à imagem dos diferentes meios de venda à distância, os catálogos têm a imagem mais favorável e a televenda a imagem mais desfavorável. Economia e dimensão prática são os aspectos em que mais se aproximam as imagens das lojas e da venda à distância; segurança, agradabilidade e sensatez são as características em que a imagem das lojas é mais claramente superior.Downloads
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