A Utilização de Pesquisas Exploratórias na Área de Marketing
Abstract
Este artigo procura apresentar uma reflexão sobre a utilização de pesquisas exploratórias na área de marketing, tanto na ótica objetivista quanto na ótica subjetivista. Em primeiro lugar são apresentados o problema de pesquisa e os objetivos do artigo, seguidos de uma revisão teórica sobre o tema, metodologia, análise dos resultados e considerações finais. Os principais objetivos da pesquisa são verificar a importância da pesquisa exploratória em relação aos artigos publicados na área de marketing e identificar de que forma os métodos de pesquisa exploratória são utilizados nos artigos publicados na área de marketing. A metodologia utilizada é a de levantamento bibliográfico. Como base de dados para o desenvolvimento da análise foram selecionados os artigos publicados pelo Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), especificamente os da área de marketing, nos anos de 1991 a 2000.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

