E-commerce de Artigos de Moda: Análise da Influência dos Atributos da Compra Online
Resumo
No Brasil, o comércio eletrônico vem ganhando importância nos últimos anos. A categoria que obteve maior crescimento nos últimos anos foi a de artigos de moda, que cresceu 20 pontos percentuais entre 2008 e 2011 (CGI.BR, 2011). O objetivo foi entender como o consumidor comporta-se perante o consumo de moda na internet e como avalia os atributos da compra. Foi feita comparação dos dados de quem já comprou moda online com quem nunca o fez, obtendo insights sobre diferenças entre ambos. A partir da literatura, os atributos considerados mais importantes foram distribuídos entre as etapas do processo de decisão de compra e foram analisados em um levantamento com 401 consumidores. Os atributos melhor avaliados foram Reputação do site, Preço, Imagens dos produtos, Qualidade das informações e Existência de informações específicas sobre o produto. “Existência e qualidade das imagens” foi classificada como atributo mais importante para consumidores de moda, ao passo que os não consumidores a classificaram como o atributo menos importante. O “Preço”, por sua vez, apresentou maior quantidade de indicações para não consumidores.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.