E-commerce de Artigos de Moda: Análise da Influência dos Atributos da Compra Online

  • Renata Carneiro Santos Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Kavita Miadaira Hamza Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorado em Administração em Andamento Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Moda, Compra Online, Atributos de compra, Varejo.

Resumo

No Brasil, o comércio eletrônico vem ganhando importância nos últimos anos. A categoria que obteve maior crescimento nos últimos anos foi a de artigos de moda, que cresceu 20 pontos percentuais entre 2008 e 2011 (CGI.BR, 2011). O objetivo foi entender como o consumidor comporta-se perante o consumo de moda na internet e como avalia os atributos da compra. Foi feita comparação dos dados de quem já comprou moda online com quem nunca o fez, obtendo insights sobre diferenças entre ambos. A partir da literatura, os atributos considerados mais importantes foram distribuídos entre as etapas do processo de decisão de compra e foram analisados em um levantamento com 401 consumidores. Os atributos melhor avaliados foram Reputação do site, Preço, Imagens dos produtos, Qualidade das informações e Existência de informações específicas sobre o produto. “Existência e qualidade das imagens” foi classificada como atributo mais importante para consumidores de moda, ao passo que os não consumidores a classificaram como o atributo menos importante. O “Preço”, por sua vez, apresentou maior quantidade de indicações para não consumidores. 

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Biografia do Autor

Renata Carneiro Santos, Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Graduada em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Kavita Miadaira Hamza, Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing Estratégico, Marketing Empresarial (B2B), Marketing de Relacionamento, Gestão do Valor para o Cliente, Sustentabilidade, Pesquisa de Marketing, Redes de Distribuição e Precificação.
Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorado em Administração em Andamento Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em andamento pela USP (FEA-USP) Atualmente é professor auxiliar (TIDE) do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.
Publicado
2016-03-15
Como Citar
Santos, R. C., Hamza, K. M., & Nogami, V. K. da C. (2016). E-commerce de Artigos de Moda: Análise da Influência dos Atributos da Compra Online. Revista Interdisciplinar De Marketing, 5(1), 64-80. https://doi.org/10.4025/rimar.v5i1.26793
Seção
Artigos