A Vulnerabilidade e Conspicuidade das Relações de Consumo no Ritual de Formatura

  • Pedro Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Anna Orsini Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba
  • Wanderberg Brandão Universidade Federal de Campina Grande
  • Rita Pereira Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba

Abstract

O presente estudo tem como objetivo caracterizar o consumo em rituais de formatura, visando compreender a vulnerabilidade inerente a este consumo, bem como os elementos ritualísticos e da conspicuidade evidenciados nesse ritual. Desse modo, foram abordadas as teorias referentes aos conceitos de consumo ritualístico, consumo conspícuo e vulnerabilidade do consumidor, a fim de contextualizar as relações entre a formatura e suas possíveis experiências. O estudo é caracterizado como interpretativo básico de caráter exploratório. Os dados foram coletados através de dois minigrupos focais compostos por indivíduos formandos e recém-formados. Constatou-se que cada etapa do processo de formatura representa significados e sentimentos diferentes. Com relação à conspicuidade do consumo no ritual de formatura, foi observado que as categorias de ostentação e sinalização, exclusividade e conformidade social se manifestaram em diferentes momentos.  A vivência de um momento de transição social e as pressões sofridas pelos pais e pelo círculo de amizade em que convivem foram fatores que contribuíram para a emergência de experiências de vulnerabilidade durante o consumo. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Coelho, Universidade Federal do Ceará
É graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - FEAAC/UFC e mestre em Administração na Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB. Professor substituto do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Ceará e doutorando em Administração e Controladoria no PPAC/UFC.
Anna Orsini, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Graduanda do Curso de Negócios Imobiliários do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFPB. Doutoranda em Administração na mesma instituição.
Wanderberg Brandão, Universidade Federal de Campina Grande
Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Mestre em Administração, com ênfase em Marketing e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Professor substituto na Universidade Federal de Campina Grande. 
Rita Pereira, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal da Paraíba
She is associate professor of Marketing at the Department of Management, UFPB (2006-current). She is also a faculty member of the Graduate School of Management (PPGA) (2006-current) and the Graduate Program on the Management of Learning Organizations (MPGOA) (2010-current), UFPB. She was head of the Department of Management and head of PPGA. 
Published
2017-07-02
How to Cite
Coelho, P., Orsini, A., Brandão, W., & Pereira, R. (2017). A Vulnerabilidade e Conspicuidade das Relações de Consumo no Ritual de Formatura. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(1), 57-73. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i1.34698