A Vulnerabilidade e Conspicuidade das Relações de Consumo no Ritual de Formatura
Resumo
O presente estudo tem como objetivo caracterizar o consumo em rituais de formatura, visando compreender a vulnerabilidade inerente a este consumo, bem como os elementos ritualísticos e da conspicuidade evidenciados nesse ritual. Desse modo, foram abordadas as teorias referentes aos conceitos de consumo ritualístico, consumo conspícuo e vulnerabilidade do consumidor, a fim de contextualizar as relações entre a formatura e suas possíveis experiências. O estudo é caracterizado como interpretativo básico de caráter exploratório. Os dados foram coletados através de dois minigrupos focais compostos por indivíduos formandos e recém-formados. Constatou-se que cada etapa do processo de formatura representa significados e sentimentos diferentes. Com relação à conspicuidade do consumo no ritual de formatura, foi observado que as categorias de ostentação e sinalização, exclusividade e conformidade social se manifestaram em diferentes momentos. A vivência de um momento de transição social e as pressões sofridas pelos pais e pelo círculo de amizade em que convivem foram fatores que contribuíram para a emergência de experiências de vulnerabilidade durante o consumo.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.