O Caminho do Produto, da Empresa ao Consumidor: Aspectos Teóricos e Bibliométricos Sobre Canais de Marketing
Abstract
O artigo teve como objetivo o levantamento de autores e periódicos relacionados com o tema Canais de Marketing a partir de estudo bibliométrico. O procedimento consistiu de análise de artigos referentes ao tema, a partir da base de dados Web of Science abrangendo o período de 1980 a 2016, com a palavra-chave usada “Marketing Channels”; “Distribution channels”; “Channels of distribution”, e as variáveis utilizadas foram artigos sobre o tema, e delimitadas nas áreas de negócios, gerenciamento e economia. Isso gerou 289 documentos. A etapa seguinte constitui-se de avaliação relacionada aos periódicos, ano de publicação, autores e número de citação. O uso dos softwares VosViewer e CitNet Explorer permitiu a organização de grupos (cluster) baseados em co-citação, em uma perspectiva qualitativa. Com o uso do software BibExcel, foi possível analisar quantitativamente os dados bibliográficos e forneceu informações para Análise Fatorial Exploratória (AFE) com o uso do software estatístico SPSS 22. Com a AFE, tornou-se possível a formação de agrupamentos com o mínimo de perda de informações e com características semelhantes entre si e renomeados de acordo com características dos artigos. O resultado demonstra a importância do tema com crescente número de publicações e autores interessados no avanço da ciência.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.