O Caminho do Produto, da Empresa ao Consumidor: Aspectos Teóricos e Bibliométricos Sobre Canais de Marketing

Palavras-chave: Canais de marketing, Canais de distribuição, Bibliometria.

Resumo

O artigo teve como objetivo o levantamento de autores e periódicos relacionados com o tema Canais de Marketing a partir de estudo bibliométrico. O procedimento consistiu de análise de artigos referentes ao tema, a partir da base de dados Web of Science abrangendo o período de 1980 a 2016, com a palavra-chave usada “Marketing Channels”; “Distribution channels”; “Channels of distribution”, e as variáveis utilizadas foram artigos sobre o tema, e delimitadas nas áreas de negócios, gerenciamento e economia. Isso gerou 289 documentos. A etapa seguinte constitui-se de avaliação relacionada aos periódicos, ano de publicação, autores e número de citação. O uso dos softwares VosViewer e CitNet Explorer permitiu a organização de grupos (cluster) baseados em co-citação, em uma perspectiva qualitativa. Com o uso do software BibExcel, foi possível analisar quantitativamente os dados bibliográficos e forneceu informações para Análise Fatorial Exploratória (AFE) com o uso do software estatístico SPSS 22. Com a AFE, tornou-se possível a formação de agrupamentos com o mínimo de perda de informações e com características semelhantes entre si e renomeados de acordo com características dos artigos. O resultado demonstra a importância do tema com crescente número de publicações e autores interessados no avanço da ciência.

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Biografia do Autor

Tatiana Ferrara Barros, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo

Doutora em Administração

Professora da Universidade Nove de Julho

Pesquisadora em Canais de Distribuição e Comportamento do Consumidor

Eduardo Roque Mangini, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Administração

Professor do Instituto Federal de São Paulo

Pesquisador em Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor e Canais de Distribuição

Marcos Cortez Campomar, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração

Professor da Universidade de São Paulo

André Urdan, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração

Professor da Universidade Nove de Julho

Publicado
2020-09-09
Como Citar
Barros, T. F., Mangini, E. R., Campomar, M. C., & Urdan, A. (2020). O Caminho do Produto, da Empresa ao Consumidor: Aspectos Teóricos e Bibliométricos Sobre Canais de Marketing. Revista Interdisciplinar De Marketing, 9(1), 12-26. https://doi.org/10.4025/rimar.v9i1.41074
Seção
Artigos