Identidade de Marca de Cachaças Artesanais: Um Gole Pro Santo!
Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar a construção da identidade de marca de empresas fabricantes de cachaça do estado de Santa Catarina. Com base no Modelo de Planejamento da Identidade de Marca, de Aaker (2007), foi estudado o uso dos diferentes elementos deste modelo na construção de marcas. Por meio de casos múltiplos, o produto contextualizado desperta discussões importantes na construção da identidade de marca: a cachaça tem seu consumo historicamente marcado pelo preconceito, embora seja considerado um símbolo nacional e detenha denominação de origem. Por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, os dados coletados apontaram diferenças na formação da identidade das marcas, com potencial de ampliação de uso de elementos diversos, formando marcas únicas. A consciência da importância das marcas está presente nas empresas, mas se observa pouco conhecimento para usufruir de seus benefícios.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.