Identidade de Marca de Cachaças Artesanais: Um Gole Pro Santo!

  • Jennifer Elaine de Souza FURB Universidade de Blumenau
  • Edson Roberto Scharf FURB Universidade de Blumenau
  • Germano Adolfo Gehrke

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar a construção da identidade de marca de empresas fabricantes de cachaça do estado de Santa Catarina. Com base no Modelo de Planejamento da Identidade de Marca, de Aaker (2007), foi estudado o uso dos diferentes elementos deste modelo na construção de marcas. Por meio de casos múltiplos, o produto contextualizado desperta discussões importantes na construção da identidade de marca: a cachaça tem seu consumo historicamente marcado pelo preconceito, embora seja considerado um símbolo nacional e detenha denominação de origem. Por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, os dados coletados apontaram diferenças na formação da identidade das marcas, com potencial de ampliação de uso de elementos diversos, formando marcas únicas. A consciência da importância das marcas está presente nas empresas, mas se observa pouco conhecimento para usufruir de seus benefícios.

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Publicado
2022-10-17
Cómo citar
Souza, J. E. de, Scharf, E. R., & Gehrke, G. A. (2022). Identidade de Marca de Cachaças Artesanais: Um Gole Pro Santo!. Revista Interdisciplinar De Marketing, 12(1), 52-68. https://doi.org/10.4025/rimar.v12i1.61185