“O Jeito Baiano de Fazer Marketing”: Reflexões Sobre a Premência da Decolonização em Marketing no Brasil a Partir de Uma Realidade Periférica

Abstract

Este ensaio teórico tem o objetivo de discutir sobre decolonização do marketing e refletir sobre as possibilidades da apropriação do marketing para contextos periféricos dentro da produção do conhecimento na área, tomando como exemplo o estado da Bahia. Neste sentido, o ensaio revisa sobre a origem das principais escolas de marketing e sobre a história do surgimento do ensino de marketing no Brasil, e perpassa por uma discussão sobre decolonização do marketing, inclusive dentro do próprio contexto nacional. Por fim, o ensaio traz uma reflexão sobre como pensar em um marketing considerando os aspectos culturais locais da Bahia, como caso de região periférica.

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Author Biographies

Luciana Alves Rodas Vera, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Fábio Vinícius de Macedo Bergamo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Published
2024-12-09
How to Cite
Vera, L. A. R., & Bergamo, F. V. de M. (2024). “O Jeito Baiano de Fazer Marketing”: Reflexões Sobre a Premência da Decolonização em Marketing no Brasil a Partir de Uma Realidade Periférica. Revista Interdisciplinar De Marketing, 14(2), 258-269. https://doi.org/10.4025/rimar.v14i2.72550