Quando as Marcas Encontram Consumidores Online: Uma Análise da Repercussão Deste Encontro no Twitter

  • Gêsa Cavalcanti PPGCOM/UFPE
  • Janaina Calazans Mestrado Profissional em Gestão Empresarial / Faculdade Boa Viagem / DeVry
  • Rafael Lucian Mestrado Profissional em Gestão Empresarial / Faculdade Boa Viagem / DeVry

Resumen

Esse artigo estuda a relação entre marcas e consumidores dentro de uma das principais redes sociais da atualidade, o Twitter. Objetiva-se com o mesmo o entendimento do modo como as empresas se posicionam dentro dessa rede social, a mensuração da quantidade de interação realizada e a obtenção de uma visão do feedback gerado pela comunicação das mesmas. Para tanto são analisadas as postagens, tweets, de quatro marcas aqui determinadas, bem como o conteúdo produzido pelos usuários sobre as mesmas nesse período de análise, propõe-se então uma pesquisa descritiva onde o método de análise dos dados é a análise de conteúdo, são assim, determinadas unidades de análise e buscou-se identificar as mesmas dentro das postagens analisadas. Pode-se então verificar que as marcas que mantém uma boa quantidade de atualizações, que lança notícias e informações relevantes para seus consumidores e que reponde a interação possuem um menor número de menções negativas. Concluiu-se com esse estudo que é importante para as marcas a criação e manutenção de um relacionamento online com seus consumidores, e que esses fatores podem fazer diferença no momento de compra e na transferência de experiências de consumo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2016-03-15
Cómo citar
Cavalcanti, G., Calazans, J., & Lucian, R. (2016). Quando as Marcas Encontram Consumidores Online: Uma Análise da Repercussão Deste Encontro no Twitter. Revista Interdisciplinar De Marketing, 5(1), 15-29. https://doi.org/10.4025/rimar.v5i1.26198