Quando as Marcas Encontram Consumidores Online: Uma Análise da Repercussão Deste Encontro no Twitter
Resumo
Esse artigo estuda a relação entre marcas e consumidores dentro de uma das principais redes sociais da atualidade, o Twitter. Objetiva-se com o mesmo o entendimento do modo como as empresas se posicionam dentro dessa rede social, a mensuração da quantidade de interação realizada e a obtenção de uma visão do feedback gerado pela comunicação das mesmas. Para tanto são analisadas as postagens, tweets, de quatro marcas aqui determinadas, bem como o conteúdo produzido pelos usuários sobre as mesmas nesse período de análise, propõe-se então uma pesquisa descritiva onde o método de análise dos dados é a análise de conteúdo, são assim, determinadas unidades de análise e buscou-se identificar as mesmas dentro das postagens analisadas. Pode-se então verificar que as marcas que mantém uma boa quantidade de atualizações, que lança notícias e informações relevantes para seus consumidores e que reponde a interação possuem um menor número de menções negativas. Concluiu-se com esse estudo que é importante para as marcas a criação e manutenção de um relacionamento online com seus consumidores, e que esses fatores podem fazer diferença no momento de compra e na transferência de experiências de consumo.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.