O Impacto da Reputação Corporativa Sobre as Intenções dos Clientes

  • Valter da Silva Faia Universidade Estadual de Maringá
  • Valter Afonso Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Magda Dei Tós Barreto Unicesumar

Resumen

Entender a reputação corporativa e sua relação com outros construtos de resultado faz parte de um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações. A reputação corporativa consiste na avaliação dos stakeholders em relação a uma determinada organização. Ao identificá-la junto aos seus clientes, os gestores podem realizar uma autoavaliação sobre os aspectos que a compreendem, definindo suas estratégias de marketing e visando resultados superiores. Este trabalho objetivou examinar o poder preditivo da reputação corporativa baseada no cliente denominada Customer-based reputation (CBR). Especificamente, buscou-se relacioná-la com importantes construtos de resultado, tais como: lealdade, divulgação boca-a-boca e satisfação. Duas pesquisas foram feitas para tal fim, sendo: segmento de telefonia móvel e de agências bancárias. Em ambas investigações, a utilização da escala foi válida, confiável e multidimensional. Os resultados apontam para uma associação positiva entre as dimensões da reputação corporativa baseada nos clientes, especialmente qualidade dos serviços e orientação aos clientes, e as variáveis de resultado.

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Biografía del autor/a

Valter da Silva Faia, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.
Valter Afonso Vieira, Universidade Estadual de Maringá
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós-Graduado em Tutoria de Educação a Distância pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (NEAD-UFPR), Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, (PPGA/UnB) e Pós-Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). É Professor Pesquisador na Universidade Estadual de Maringá.
Magda Dei Tós Barreto, Unicesumar
Professora na Unicesumar
Publicado
2015-01-29
Cómo citar
Faia, V. da S., Vieira, V. A., & Barreto, M. D. T. (2015). O Impacto da Reputação Corporativa Sobre as Intenções dos Clientes. Revista Interdisciplinar De Marketing, 4(2), 31-48. https://doi.org/10.4025/rimar.v4i2.26210