Big Data na Gestão de Crise de Marca: Um Ensaio Exploratório
Resumen
O aumento da penetração da internet e do empowerment do consumidor, como gerador de conteúdo através das redes sociais, aumentaram a visibilidade e a velocidade que informações são divulgadas. Para marcas, o comportamento social na internet significa uma grande possibilidade de aumento do engajamento com consumidores, multiplicando a visibilidade de peças que o toquem. O mesmo efeito multiplicador de mensagem também se torna uma ameaça às marcas em momentos de crises. A análise das informações de big data poderia contribuir para a melhor tomada de decisão por parte dos gestores de marca não só por aumentar seu nível de conhecimento sobre o problema, mas também por possibilitar a predição de resultados e definição de cenários através da análise do grande volume de informação disponível. O objetivo deste ensaio estudo é analisar como as informações provenientes de big data poderiam auxiliar gestores de marca em momentos de gestão de crise de marca.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.