Big Data na Gestão de Crise de Marca: Um Ensaio Exploratório

  • Alexandre Borba Salvador FEA / USP
  • Ana Akemi Ikeda FEA / USP
Palavras-chave: big data, crise de marca, gestão de crise de marca

Resumo

O aumento da penetração da internet e do empowerment do consumidor, como gerador de conteúdo através das redes sociais, aumentaram a visibilidade e a velocidade que informações são divulgadas. Para marcas, o comportamento social na internet significa uma grande possibilidade de aumento do engajamento com consumidores, multiplicando a visibilidade de peças que o toquem. O mesmo efeito multiplicador de mensagem também se torna uma ameaça às marcas em momentos de crises. A análise das informações de big data poderia contribuir para a melhor tomada de decisão por parte dos gestores de marca não só por aumentar seu nível de conhecimento sobre o problema, mas também por possibilitar a predição de resultados e definição de cenários através da análise do grande volume de informação disponível. O objetivo deste ensaio estudo é analisar como as informações provenientes de big data poderiam auxiliar gestores de marca em momentos de gestão de crise de marca.

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Biografia do Autor

Alexandre Borba Salvador, FEA / USP
Administração - Marketing
Ana Akemi Ikeda, FEA / USP
Administração - Marketing
Publicado
2016-03-15
Como Citar
Salvador, A. B., & Ikeda, A. A. (2016). Big Data na Gestão de Crise de Marca: Um Ensaio Exploratório. Revista Interdisciplinar De Marketing, 5(1), 3-14. https://doi.org/10.4025/rimar.v5i1.26306
Seção
Artigos