Análise do Impacto da Qualidade do Site nas Intenções Comportamentais dos Consumidores Online
Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar empiricamente o impacto que a percepção do consumidor online sobre a qualidade do site tem no comprometimento, satisfação e propensão ao boca-a-boca positivo. Análises sobre a perspectiva dos clientes sobre qualidade do site e suas intenções comportamentais são frequentes no estudo do varejo eletrônico e têm uma importância considerável no desempenho de varejistas on-line. Os dados foram coletados a partir de uma amostra de 175 consumidores de varejo eletrônico durante o primeiro semestre de 2013. Utilizou-se análise fatorial confirmatória (CFA) e modelagem de equações estruturais baseado em Covariância (CB-SEM) para avaliar as hipóteses sobre a relação entre os construtos do modelo. Assim, todas as hipóteses desenvolvidas no estudo foram confirmadas positivamente, o que reforça a teoria e pesquisa anterior neste campo. Os resultados indicam que a qualidade do site está associada positivamente com o comprometimento do cliente, que por sua vez, tem influência positiva na satisfação do cliente e boca-a-boca positivo, além disso, os achados confirmam que clientes satisfeitos são mais propensos a indicar o site para seus contatos.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.