Estratégias de Promoção no Lançamento de Filmes Norte-Americanos no Mercado Brasileiro: Um Estudo de Caso
Resumen
Anualmente, são vendidos, no mundo, cerca de dez bilhões de ingressos de cinema. O Brasil responde por, aproximadamente, 0,75% desse total, mas é um mercado em ascensão. Oitenta por cento dos filmes lançados nesse mercado são produções norte-americanas. O objetivo desse artigo é o de investigar as estratégias de marketing utilizadas para esses lançamentos, focalizando a questão do dilema padronização versus adaptação. Para isso, foi realizado um estudo de caso na UIP, empresa que distribui, no Brasil, as produções da Paramount Pictures, Universal International e DreamWorks. O estudo procurou descrever e analisar as práticas de promoção adotadas pela empresa. Os resultados revelam que a adaptação é geralmente utilizada nas ações promocionais e que isso se dá principalmente por causa das características do mercado cinematográfico e das especificidades do público local. Mostram, também, que a UIP combina essa estratégia de adaptação, com um elevado grau de centralização das decisões. A filial adapta e cria estratégias promocionais, mas ela o faz em constante contato com a matriz e mediante sua análise e aprovação.Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.