Estratégias de Promoção no Lançamento de Filmes Norte-Americanos no Mercado Brasileiro: Um Estudo de Caso

  • Thaissa Helena de Barros Araújo IBMEC/RJ
  • Marie Agnes Chauvel PUC-RJ
Palavras-chave: Estratégia de Marketing, Promoção, Filme

Resumo

Anualmente, são vendidos, no mundo, cerca de dez bilhões de ingressos de cinema. O Brasil responde por, aproximadamente, 0,75% desse total, mas é um mercado em ascensão. Oitenta por cento dos filmes lançados nesse mercado são produções norte-americanas. O objetivo desse artigo é o de investigar as estratégias de marketing utilizadas para esses lançamentos, focalizando a questão do dilema padronização versus adaptação. Para isso, foi realizado um estudo de caso na UIP, empresa que distribui, no Brasil, as produções da Paramount Pictures, Universal International e DreamWorks. O estudo procurou descrever e analisar as práticas de promoção adotadas pela empresa. Os resultados revelam que a adaptação é geralmente utilizada nas ações promocionais e que isso se dá principalmente por causa das características do mercado cinematográfico e das especificidades do público local. Mostram, também, que a UIP combina essa estratégia de adaptação, com um elevado grau de centralização das decisões. A filial adapta e cria estratégias promocionais, mas ela o faz em constante contato com a matriz e mediante sua análise e aprovação.

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Biografia do Autor

Thaissa Helena de Barros Araújo, IBMEC/RJ

Mestre em Administração pelo IBMEC/RJ
Interesses de Pesquisa em Marketing Internacional, Comportamento do Consumidor, Promoção e Comunicação

Marie Agnes Chauvel, PUC-RJ

Professora Assistente da PUC-RJ
Doutora em Administração pela COPPEAD/UFRJ
Interesses de Pesquisa em Marketing, Comportamento do Consumidor, Negócios Internacionais, Responsabilidade Social

Publicado
2015-02-21
Como Citar
Araújo, T. H. de B., & Chauvel, M. A. (2015). Estratégias de Promoção no Lançamento de Filmes Norte-Americanos no Mercado Brasileiro: Um Estudo de Caso. Revista Interdisciplinar De Marketing, 3(1), 22-39. https://doi.org/10.4025/rimar.v3i1.26752
Seção
Artigos