A Evolução do Pensamento de Marketing: Uma Análise do Corpo Doutrinário Acumulado no Século XX

  • Claudia Maria Carvalho Miranda UNIFOR
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda UNIFOR
Palavras-chave: Pensamento, Teoria, Marketing

Resumo

Um dos pontos fracos no desenvolvimento do pensamento de marketing é a ausência de avaliação e análise das teorias propostas. Teóricos da área não atentam para a necessidade de criticar consistentemente outras teorias, a fim de identificar forças e fraquezas antes de formular seus próprios modelos. Observa-se, freqüentemente, um desconhecimento da existência e conteúdo das principais escolas validadas no passado. O objetivo deste trabalho é investigar a perspectiva dominante das escolas do pensamento de marketing acumulado pelo corpo doutrinário ao longo do século XX, com o intuito de destacar virtudes, falhas e tendências para o novo século. Com o uso de uma metodologia qualitativa, onde a desk research foi a técnica utilizada, foi possível identificar o foco dominante das doze escolas emergidas no decorrer do século XX e a tendência do marketing para surgimento de uma nova escola com foco voltado não meramente para as interações mútuas entre vendedores e compradores, mas nos relacionamentos que envolvem sensações e experiências, abrangendo o aspecto psicológico do consumidor e que está marcando o início do século XXI.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Carvalho Miranda, UNIFOR
Professora da UNIFOR, Mestre em Administração pela UNIFOR.
Danielle Miranda de Oliveira Arruda, UNIFOR
Professora TItular da UNIFOR, Doutora em Administração de Empresas pela Université de Nice, França.
Publicado
2015-02-21
Como Citar
Miranda, C. M. C., & Arruda, D. M. de O. (2015). A Evolução do Pensamento de Marketing: Uma Análise do Corpo Doutrinário Acumulado no Século XX. Revista Interdisciplinar De Marketing, 3(1), 40-57. https://doi.org/10.4025/rimar.v3i1.26754
Seção
Artigos