O Produto Ampliado dos Lugares: Uma Perspectiva de Marketing

  • Marco Antonio Moraes Ocke FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA/USP

Resumen

O marketing de lugares é uma ferramenta de gestão das trocas que ocorrem no âmbito territorial. O conjunto de técnicas de marketing possibilita o fortalecimento da competitividade e da imagem de uma determinada localidade por meio da geração e entrega de valor a seus diferentes mercados e a conseqüente atração de investimentos e recursos que assegurem seu desenvolvimento socioeconômico no longo prazo. No composto de marketing de lugares o produto é o próprio espaço territorial com sua identidade de ativos físicos e psicológicos em toda a sua complexidade. Neste contexto, o objetivo deste artigo é desenvolver um modelo de produto ampliado do lugar considerando os atributos centrais do produto, atributos suplementares de ampliação do produto básico, aspectos da sustentabilidade para o desenvolvimento local e regional e gestão da marca do lugar. O entendimento deste amálgama do produto pode contribuir com o avanço na pesquisa em marketing de lugares, bem como sugere uma perspectiva contemporânea para administração eficiente das localidades.

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Biografía del autor/a

Marco Antonio Moraes Ocke, FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA/USP
Doutor em Administração pela FEA/USP (2015), Mestre em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (2010), Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie (2000). Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica CAPES/PROEX 2012-2016, membro do grupo de pesquisas em marketing de serviços PROMARK-FEA/USP, revisor da Revista Brasileira de Marketing - REMARK, revisor, parecerista e moderador do SEMEAD/USP. Linhas de Pesquisa: Place Marketing, Place Branding, Marketing de Turismo e Hospitalidade, Comunicação e Mídia. Experiência docente desde 2002 no ensino superior e na educação executiva. Atuação na Graduação e Pós-Graduação em cursos de Administração, Marketing, Comunicação e Turismo na coordenação e colegiado de cursos, núcleo docente estruturante, desenvolvimento de conteúdos presenciais e a distância. Consultor independente em administração com foco em comunicação e marketing para pequenas e médias empresas.
Publicado
2018-01-09
Cómo citar
Ocke, M. A. M. (2018). O Produto Ampliado dos Lugares: Uma Perspectiva de Marketing. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(2), 139-155. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i2.33924