Reflexões Sobre a Pesquisa nos Estudos Organizacionais: Em Busca da Superação da Supremacia dos Enfoques Positivistas
Resumo
Explorando vários temas interligados, este ensaio apresenta a conversação reflexiva como estratégia de pesquisa potencialmente capaz de superar a supremacia dos enfoques positivistas nos estudos organizacionais (EO). A primeira seção, mais do que fornecer definições, apontar métodos e técnicas superiores, ou divagar sobre dilemas como subjetividade/objetividade e quantitativo/qualitativo, enfatiza a visão da pesquisa como engajamento. A segunda, trata de duas questões: a escassez de livros textos sobre pesquisa na área específica das organizações e a metáfora das conversações. A terceira discute o impacto do trabalho de Burrell e Morgan (1979) nos EO, demonstrando suas implicações metodológicas e epistemológicas. A quarta fornece uma visão ampla do que seja metodologia e explicita as implicações práticas da epistemologia, definida como o discurso sobre a natureza do conhecimento. A quinta especifica as razões pelas quais este enfoque justifica-se, apresenta abordagens que permitem ao pesquisador lidar com a diversidade de pressupostos, e demonstra a inviabilidade de se determinar a supremacia de qualquer estratégia de pesquisa, corroborando, assim, a tese da relevância da modalidade de conversação para as ciências sociais. A conclusão reflete sobre estas questões e aponta para perspectivas emergentes.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.