Influência do Valor da Marca na Decisão de Compra: Uma Análise dos Calçados Esportivos Utilizados na Prática de Musculação

  • Gabriel Pinho Graduação em Administração (UEM)
  • Taís Andreoli Doutoranda em Administração (USCS)
Palavras-chave: Branding, Valor de Marca, Marcas esportivas.

Resumo

O trabalho teve como objetivo: (a) analisar as dimensões do valor da marca de calçados esportivos, segundo o modelo de Aaker (1998); (b) mapear os fatores considerados como mais importantes na decisão de compra e os mais bem avaliados pelos consumidores acerca das marcas atualmente utilizadas. Metodologicamente, procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando-se nas seguintes bases conceituais: processo de construção de marca (branding); posicionamento de marca; valor da marca (brand equity); e marcas esportivas. Tendo por suporte a revisão da literatura, empregando-se uma abordagem quantitativa, com caráter exploratório, efetuou-se uma pesquisa survey com 120 praticantes de musculação em quatros academias da cidade de Maringá-PR. Com isso, pôde-se compreender a visão dos consumidores perante as diversas marcas de calçados esportivos disponíveis no mercado. Como principal contribuição, constatou-se a influência das quatro dimensões de valor de marca analisadas no processo de decisão de compra de calçados esportivos.

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Biografia do Autor

Taís Andreoli, Doutoranda em Administração (USCS)
Graduada em Administração (UEM) e Mestre em Administração (FEA), atualmente cursando Doutorado em Administração (USCS).
Publicado
2018-01-09
Como Citar
Pinho, G., & Andreoli, T. (2018). Influência do Valor da Marca na Decisão de Compra: Uma Análise dos Calçados Esportivos Utilizados na Prática de Musculação. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(2), 156-174. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i2.34618
Seção
Artigos